Olá, bom dia, no post de hoje vamos passar algumas maneiras de como resolver os problemas que os técnicos de operadoras de tv por assinatura (GVT, VIVOTV, NET, SKY, OITV) causam no condomínio quando são chamados para resolver um problema em outro apartamento.
Qual sindico nunca se deparou com o seguinte problema: o morador do apartamento 402, assinante de SKY chama o técnico para resolver seu problema de falta de sinal, o técnico vem ao condomínio, resolve o problema do 402 e da SKY, porém deixa o restante do prédio sem sinal da GVT. E agora? O que fazer? Como resolver isso?
Geralmente em um condomínio, quando essa situação acontece, ela não acontece somente uma vez isoladamente, mas sim na maioria das vezes que algum técnico faz uma visita surpresa ao condomínio, com o passar do tempo essa situação fica ainda mais desgastante, pois os moradores começam a se estressar e reclamar com razão para o sindico, mas e ai qual a solução para resolver isso?
A causa desse problema em sua maioria não está ligada somente ao técnico que foi ao condomínio. Muitas vezes esse problema acontece devido à falta de infraestrutura do prédio, que tem uma caixa de distribuição pequena deixando assim os cabos dentro dela amarrotados, assim somente em abrir a caixa os cabos acabam se soltando ocasionando o desligamento dos outros sistemas. Porém verificar se todos os cabos encontram-se ligados é de obrigação do técnico que está trabalhando nessas caixas. O que ocorre em muitos condomínios é que em sua grande maioria eles não tem um controle de prestadores de serviço que adentram no interior do condomínio, assim quando um técnico estraga algo, o prejuízo financeiro acaba ficando com o condômino. Mas como resolver isso?
Primeiramente é necessário realizar um controle de entrada e saída dos prestadores que vierem executar algum tipo de manutenção no condomínio. Iremos disponibilizar ao final desse artigo um modelo para download, mas se preferir pode-se usar livro de ocorrências que podem ser encontrados em qualquer papelaria. Nesse livro de ocorrência devem ser anotadas as seguintes informações:
Nome: Nome completo do prestador de serviço
RG: RG do prestador de serviço
Empresa: Empresa da qual o mesmo representa assim como um telefone de contato
Apartamento: O apartamento que o contratou
Data: o dia em que o serviço foi executado.
Horários Entrada e Saída: Horário em que o profissional entrou e saiu do condomínio.
Em posse dessas informações, encontrar o causador do problema eventualmente ficaria mais simples.
O segundo passo seria colocar uma espécie de cadeado/fechadura nas caixas de distribuição. A maioria das caixas de distribuição contam com uma fechadura triangular como a imagem abaixo;
Para abrir essa fechadura é necessário apenas uma chave de fenda, a solução para isso seria a instalação de cadeados, existem duas maneiras de se fazer isso, a primeira seria a substituição dessa fechadura triangular por uma fechadura com chave como na imagem abaixo.
A segunda maneira de fazer isso seria com um cadeado em uma fechadura. A vantagem dessa segunda opção seria a segurança, já que um cadeado acaba sendo mais resistente que a fechadura da imagem anterior.
Após feito esse controle de acesso dos prestadores de serviço, e uma restrição quanto ao acesso das caixas de distribuição os problemas originados por esses motivos citados acima vão acabar, principalmente se esse controle for seguido perfeitamente. Esse controle pode ficar com o porteiro ou sindico e para o prestador de serviço pegar a chave das caixas deverá se portar ao mesmo.
Abaixo um modelo para download em word de controle.
CONTROLE DE PRESTADORES DE SERVIÇO